Tekken continua sendo o melhor jogo de luta em 3D, mas desta vez apostou em quantidade.
Gráficos: 8,0
Diversão: 9,0
Jogabilidade: 8,5
Som: 8,5
Dificuldade: 8,0
Enredo: 10
Gênero: Luta
Aprendizado: 15 minutos
Jogadores: 1 - 2
Modo Online: Sim
Desenvolvedor e Distribuidor: Namco Bandai Games
Nota Final:
8,4
Nota do CAIXISTA:
9,2
Mais uma exclusividade do PLAYSTATION no Xbox 360 HAHAHAHAHAHAHAHAHA!!! E ainda por cima com gráficos melhores que o do PS3 AHAHAHAHAHAHA.
Demorou mas chegou! Tekken 6 finalmente está nas plataformas da 7ª geração, trazendo MUITO conteúdo, novas features, estilos de combate, golpes, inovações, diversas customizações para cada personagem, e o melhor, MUITOS COMBOS! Com certeza qualquer um que comprar o jogo vai se viciar por um bom tempo.
Eu sempre fui um grande fã da série Tekken, este é um dos jogos que marcaram minha infância, eu desde moleque já jogava, eu jogo Tekken desde o 1 até o 6.
Tekken 6 é um prato cheio para todos os fãs da série, pois além de justificar a história, conta desde o 1º título da série, até o 5º, e agora nós temos a oportunidade de jogar a 6º edição, está muito bem explicado, não tem complicações, e ainda no fim de cada fase da campanha, nós podemos ler o ALISA'S JOURNAL que resume tudo o que aconteceu. Além de emocionante, envolve bastante o jogador, que se apega as personagens principais, Lars e Alisa, e teremos muitas surpresas ao passar da campanha, que praticamente todas as personagens clássicos da série estão presentes!
Personagens novas
São seis "carinhas" novos, dois deles são os novos protagonistas da série, confira:
Lars Alexandersson
O novo protagonista da série, um suéco, lutador de uma arte marcial desconhecida. Lars pode destruir seus oponentes num piscar de olhos se bem utilizado, dando várias avançadas, e indo de um lado para o outro, assim dando continuidade em seus combos e causando um dano devastador.
Alisa Bosconovich
A segunda nova protagonista da série, suposta filha do russo Dr. Bosconovich, quer encontrar seu pai, mas futuramente vai se unir a Lars. Por trás de seu rostinho angelical, esconde um par de moto serras, impulsores para avançar e dar continuidade à seus combos e ainda por cima, cabeças e braços removíveis.
Um espanhol, revoltado com a morte de sua amada, causada por um bombardeio da Mishima Zaibatsu, agora ele quer acabar com Jin, o novo dono da corporação. Não é o mais versátil, mas quebra a defesa de seus oponentes com uma força tremenda.
Um gordão americano, lutador de caratê, extremamente ágil, assim sendo um adversário perigoso e imprevisível graças aos seus pulos.
Um viadinho que aparenta ser uma mulher, tem golpes rápidos capazes de nocautear qualquer adversário desprevenido em segundos.
Índiana, luta de técnicas de assassinato ocidentais, Zafina é uma personagem estranha e ao mesmo tempo bem profissional, tem várias stands diferentes e pode confundir seus adversários o que a torna perigosíssima nas mãos certas.
Todas as personagens estão disponíveis
Na verdade isso não é uma NOVIDADE, isso já aconteceu em Tekken TAG e 5, mas desta vez, nada de personagens secretas, a Namco desistiu do sistema clássico de "Liberar carinhas" pois só servia para aumentar a vida útil dos jogos, e isso não é mais necessário.
Sistema Rage
É, Tekken também adotou o sistema clássico de "fúria" da maioria dos jogos de luta, não é nenhum botão que liga o modo, quando um lutador está prestes a ser derrotado, o sistema é ativado, cada golpe do furioso pode causar o dobro do dano, assim tornando as lutas mais emocionantes e dando esperanças para um jogador que está quase perdendo de PERFECT, mas por um lado o modo Rage não é uma coisa tão boa assim, pode ser meio "injusto", para quem está quase ganhando de PERFECT, igualzinho os ULTRA COMBOS de Street Fighter IV, podem ser uma coisa MUITO LOUCA, mas ao mesmo tempo são um tanto injustos para os BONS JOGADORES.
Ghost mode
Depois que você ficar BOM e se acostumar com a jogabilidade, perceberá o quão veloz as partidas se tornam, exigindo um raciocínio extremamente rápido. Se caso você enjoar de lutar contra os bots, parta para as informações de fantasmas, coletadas de outros jogadores.
Cenários despencando pelos ares
Um dos pontos mais interessantes de Tekken 6 é o sistema de "Chão quebrando", os ringues podem ser expandidos durante as batalhas, assim como nos clássicos games da série MORTAL KOMBAT.
Motion Blur
O uso da técnica de Motion Blur, ou desfoque de movimento é aplicado em alguns pontos dos cenários e das personagens, tornando a movimentação e os golpes muito mais convincentes.
Perceba a diferença das imagens quando usado o Efeito Motion Blur:
Customize
Assim como em Tekken 5, o jogador pode personalizar suas personagens favoritas, mas não são simples "customizações" como as de seu antecessor, são diversas, na verdade, praticamente infinitas! As personalizações variam desde peças, kits, cabelos, até armas como: Metralhadoras, pistolas, porretes, espadas, bombas e etc...
Muitos dos figurinos, foram produzidos por autores famosos de animês, sem contar a parceria com a TapouT. Pode notar que, muitas peças e kits de roupas, para cada personagem pode torná-la assustadora.
Nancy-MI847J
Eis o primeiro monstro gigante na série (Bem maior que o True Ogre do Tekken 3), antes do chefão final do jogo, Azazel, o jogador deve lutar num Extra stage do modo Arcade contra Nancy-MI847J, (Sem o direito de uma segunda chance). Uma máquina de guerra criada pela Mishima Zaibatsu, que pode ser considerado o inimigo mais forte do jogo; A máquina pode metralhar, atacar de longe, perfurar e até mesmo esmagar o jogador, ela nunca cai e tem uma energia gigante. Resumindo, um verdadeiro exagero, o único ponto bom nisso, é a conquista que o jogador pode ganhar SE ele conseguir derrotá-la e a fase na campanha que o jogador pode controlar a máquina.
Aproveite e preste atenção no "esquema" para depois derrotar o chefão :D
Tekken 6 tem alguns serrilhados em ambas as plataformas, entretanto, o jogo de cores está muito bonito, o brilho nos cenários e nas personagens está mais ainda, um brilho bem realista e moderno. Todas as personagens foram completamente refeitas, que estão diferentes em cada modo: Na campanha são gráficos "genéricos", já nas lutas, está ... dahorinha :) Não se compara com os gráficos de um Gears of War 2 nem de um Resident Evil 5, mas não deixam de ser bonitos, datalhes é o que não falta, tanto nas personagens quanto nos cenários, a textura da pele de cada personagem está bem realista e detalhada (Dando zoom no modo customize você pode notar isso), os cabelos estão bonitos, e lembram muito os cabelos das personagens do Soul Calibur IV bem no estilo da Namco :) As roupas, ficam "amassadas" assim dando um pequeno "toque de realismo".
Eu esperava MUITO mais dos gráficos, pois para quem esperou 4 anos por um mesmo jogo, neste quesito, Tekken 6 é uma decepção.
O modo campanha não permite co-op offline, então isso prejudica a diversão! A história emocionante colabora com o divertimento, e Tekken continua sendo o líder nos combates corpo-a-corpo, Graças à sua superioridade sob Dead or Alive e Virtua Fighter em praticamente todos os quesitos ( NADA CONTRA OS FANS DAS SÉRIES CITADAS). Tekken nunca sofreu inovações exageradas, como Resident Evil, por exemplo, que muitos old fans odeiam o jogo hoje em dia, porém, ganhou vários new fans.
Por isso que eu adoro Tekken, sempre ganha novidades à cada edição e não estraga, ainda aos poucos a estória evolui (mesmo eu achando que Tekken 4 e 5 foram uma enrolação na estória), e novos golpes e combos são revelados, sem contar com as novas roupas e modos.
Vale lembrar que, Tekken como sempre é viciante DEMAIS! tirar contras fica cada vez mais legal e acaba sendo tão divertido quanto Street Fighter e The King of Fighters. Um prato cheio para os Arcadeiros e Cia. Sem contar que Tekken 6 como todos os outros jogos da série, tem um monte de coisinhas secretas escondidas dentro do game, que podem ser destravadas aos poucos, conforme você vai terminando os modos, isso pode ser muito bom para as suas conquistas :D
Live? TRISTE! Lagado, como em todos os jogos da Namco, que não sabe fazer jogos com sistema online, só jogando com a galera brasileira mesmo -.- Mas vamos esperar, talvez a Namco faça um patch para o modo online, e jogue na Live para Download, porque é um absurdo um jogão desses, não poder ser jogado na live, até KOF XII que está no nosso lixão a SNK lançou um Patch para poder jogar na Live.
Os golpes em que as personagens "voavam", foram reduzidos, o nível de gravidade está melhor, além de caírem mais rápido, não estão mais com SUPER PULOS, Tekken sempre foi um jogo um tanto "real", fora os pulões, e os efeitos especiais exagerados, o game pode ser bem realista, e ainda com essas mudanças, ficou bem melhor. Resumindo: essas e outras coisas fazem do jogo muito mais real, e ao mesmo tempo com uma jogabilidade mais obediente! E não é apenas disso que a jogabilidade se sustenta, golpes novos também estão presentes no jogo, e ataques modificados também.
Apesar de terem removido golpes, ou modificado, colaborou para a remoção de muitas falhas, então facilitou bastante para a jogabilidade e diversão.
OBS FUNDAMENTAL1: A jogabilidade pode até estar melhor, mais rápida e obediente porém não deixa de estar mediana, pelo fato dos movimentos realistas nos ataques das personagens, e de ser praticamente impossível, um jogo de luta em 3D ter uma jogabilidade NOTA 10, pelo mesmo motivo citado.
OBS FUNDAMENTAL 2: Tekken NUNCA foi realista, apenas está um "pouquinho" mais real.
Os sons são aqueles de sempre, música eletrônica, e a qualidade está ótima. Não tem muito do que se falar, o som na hora de jogar o modo de combate é eletronico, já na campanha são músicas emocionantes, que lembram muito Ninja Blade, e animes, no maior estilo da cultura japonesa, já que a Namco é uma empresa asiática, combinou com Tekken!
Mas tem um problema, inicialmente, o jogador começa com Lars como personagem primária e Alisa como secundária, caso você mude de personagem, nada de CGs, você vai ter que se contentar com o Alisa's journal, que resume tudo o que aconteceu na fase, para entender o que está havendo, mas é claro que você pode mudar a ordem das personagens, que não vai mudar nada na estória do jogo, tipo colocar a Alisa como primária e o Lars como secundário, mas escolher outra personagem, infelizmente, pode estragar tudo :/
Eu recomendo, que na primeira vez que qualquer um for "zerar" o jogo, utilize essas duas personagens mesmo, como eu fiz, para não perder a emoção, porque realmente, compensa assistir cada segundo dos CGs do jogo, é MUITO emocionante *---*
Os CGs da campanha são impressionantes, mas logo na primeira fase, que tinha que ser a mais bonita, os cenários estão feios, mas pode ter certeza que é só na primeira fase do jogo mesmo, nas outras os cenários estão completamente detalhados e as paisagens bem bonitas. Uma coisa ruim, foram os CGs do History mode que não foi completamente abandonado, está escondido no Scenario campaign mode, como se fosse uma fase do World Map, os CGs estão curtinhos e bem "mais-ou-menos" com uns movimentos bem estranhos, mas tenha certeza que isso é falta de espaço no disco, um jogo não agüenta todas essas features que eu já disse na análise inteira, em um disco só, lembrando da primeira frase da análise, Tekken 6 é um jogo que apostou em QUANTIDADE, e não qualidade, aí está a quantidade, mas e a qualidade nos CGs do history mode superficialmente escondido?
A hora de jogar a campanha, não está muito diferente do modo Tekken Force, continua sendo um simples Beat 'em up, é só "bater e correr", mas é aquela coisa de todo jogo do tipo, é um genérico, mas não deixa de ser BEM DIVERTIDO, qualquer um pode tirar MUITAS E MUITAS horas de diversão do game, sem contar com os CGs no início e no fim das fases, que são muito loucos.
A jogabilidade é semelhante a do modo Devil Within do Tekken 5, na hora de avançar, o ângulo da câmera melhora bastante mas mesmo assim não pode ser movimentada, aí continua ruim, e quando os inimigos são encontrados a câmera fica "mais-ou-menos ruim" no estilo clássico do Tekken Force, porém, fica ORIGINAL, não é simplesmente correr, encontrar os inimigos, e apertar X sem parar para derrotá-los, nas horas de lutar a personagem continua com seus ataques únicos dos modos de combate (Arcade, ghost, versus, team battle, practice).
O modo trouxe diversas features, como poder pegar turrets (Metralhadoras de guerra), lança-chamas e pedaços de ferro, outra novidade muito louca do modo, é o fato do jogador poder "upar" as duas personagens, no maior estilo RPG, como eu já havia dito. Mas infelizmente, mesmo com todas essas novidades e features, é um atraso continuarem lançando jogos assim, tá bom que é só um modo, mas se agora este modo está sendo levado a sério, infelizmente o erro permanece. Ficou um modo "antigo", digamos assim, pois não trouxe uma mira eficaz como em muitos jogos de ação, um ângulo de câmera moderno, nem QTEs, e olha que tem muitos momentos no game que dariam ÓTIMOS QTEs... mas mesmo assim, é um Beat 'em up, o fato do modo estar "antigo" pode ser perdoado, tá bom que ficaria BEM MELHOR se tivesse o que eu disse, mas é legal simplesmente espancar um monte de "carinhas do mal" um atrás do outro :D Nunca nenhum jogo de luta fez um modo história tão interessante como Tekken 6.
Trailer Oficial:
Trailer de jogabilidade:
PRÓS: Todo mundo sabe que Tekken é uma franquia de peso e ainda continua sendo o melhor jogo de luta no estilo corpo-a-corpo, os combates continuam bem emocionantes, justos, e REPLETOS de ataques para várias situações diferentes. Tekken 6 trouxe muito conteúdo, diversas features, novidades, inovações e melhorou em todos os aspectos, se você espera um jogo CHEIO DE CONTEÚDO, não vai se arrepender, pois este é o maior destaque de Tekken 6. Roupas, estilos, modos, missões, finais, chefões, segredos, CGs e personalizações são somente exemplos do que você verá pela frente. Assim como todos os seus antecessores, Tekken 6 é bem viciante que pode render MUITAS E MUITAS horas de diversão, o jogador quanto mais joga, mais ataques e combos são descobertos, ou seja, qualquer um que comprar não vai se arrepender; Lembrando que, Tekken não é um jogo de jogabilidade simples, como Street Fighter (Nada contra) é um jogo de jogabilidade profissional, isso é muito bom, a franquia sempre está conquistando mais e mais fãs.
CONTRAS: Tekken 6 infelizmente não está livre de falhas, tem alguns erros graves, assim como eu já havia dito, foi anunciado há praticamente 4 anos, merecia mais capricho principalmente nos gráficos, Tekken é uma franquia de peso que sempre teve os melhores gráficos, mas logo na 7ª geração de vídeo-games, nada disso aconteceu, isso pode ser considerado um erro GRAVÍSSIMO. No sexto jogo da franquia, a Namco apostou em QUANTIDADE e não QUALIDADE, ou seja, isso pode ser bom para algumas pessoas, porém, ruim para outras, enfim, Tekken 6 não conquista qualquer jogador.
Bom, se você é um fã da série e ainda não comprou o seu, compre de uma vez, pois este é um dos mehores da série, revolucionou a estória do jogo e trouxe uma explosão de conteúdo, mas se caso você nunca jogou Tekken, não custa tentar, este é o rei dos combates corpo-a-corpo, entre para o mundo de Tekken, e se torne outro viciado, como todos os outros fãs, porque qualquer título da série com certeza depois que você joga uma vez te leva junto para vida inteira, viciando qualquer um de uma vez por todas, Tekken 6 foi um sucesso.