COMENTE !!!

Não se esqueça de comentar em nossas postagens! é um prazer sabermos a opinião dos nossos visitantes, é super simples e rápido de comentar! Ou simplesmente mostre que você existe e não concorda comigo :)
Obrigado!

Soul Calibur IV

| 28 de out. de 2009










Gráficos: 10
Diversão: 8,5
Jogabilidade: 8,0
Som: 9,0
Dificuldade: 7,0

Gênero: Luta
Aprendizado: 5 minutos
Jogadores: 1 - 2
Modo Online: Sim
Desenvolvedor: Project Soul ( Namco desfarçada )
Distribuidor: Bandai Namco

Nota Final:
8,5


Nota do CAIXISTA:
8,5



E
ste é o 5º Título da série, Já que o primeiro foi o Soul Edge / Soul Blade. Soul Calibur 4 teve seu lançamento na metade do ano passado ( 2008 ), pela Bandai Namco ( é, eu sei que este post serve como um tipo de "review").


A novidade do game, é que tem Yoda ( X360 ) e Darth Vader (PS3), entretanto, não é nada impressionante, até porque Soul Calibur sempre fez isso, já trouxe Spawn, Heihachi, Link, então, um personagem ou outro por simples questão de Marketing já era de se esperar. Mas vale lembrar, que Darth Vader já está disponível para Download na Live, assim como o Yoda na PSN.

Como sempre, Soul Calibur ficou estranho, e colocaram personagens para confundir a história (Darth e Yoda). Então, o jogo ficou sem sentido.
Como assim, sem sentido?
Simplesmente, Light Sabers não cortam nada com nada, e estão como se fossem espadas normais, mas se houvessem duelos entre Yoda e Mitsurugi, simplesmente o Mitsurugi desapareceria da humanidade... ( com todo o respeito aos fãs da personagem )

Hilde, nova personagem no jogo


Mas agora vamos entrar no assunto do game em si:

Como sempre, Soul Calibur traz aquele enredo fraquinho ( como em praticamente TODOS os jogos de luta ), Vários lutadores de todas as partes do mundo que você imaginar estão procurando a Soul Edge, e a Soul Calibur ( Espada do mal e a espada do bem ), os donos dessas são o Nightmare - Soul Edge, e Siegfried - Soul Calibur. Nisso, cada personagem tem sua razão para estar lá, todos se enfrentam para conseguir chegar nesses caras que eu falei, por fins pessoais, salvar a humanidade, dominar o mundo, ou até mesmo pelos motivos mais bestas que você imaginar. Mas, a edição trouxe personagens desde os mais tradicionais da série, como Taki, Voldo, Kilik e Ivy, como também a nova, Hilde, com um novo estilo de luta no jogo! Lança + espada.

Então, se você escolher um personagem maligno, enfrentará o Siegfried, Já se escolher um bonzinho, irá lutar contra o Nightmare ( no final do jogo, obviamente ). E de vez em quando aparece o Algol, um cara que é tipo de um Deus ( o chefão desta edição ) que tem as duas espadas ( APELÃO ).


Soul Calibur 1, para DreamCast, foi escolhido o melhor jogo da plataforma, pois era completamente inovador! um Samurai Shodown completamente em 3D, com gráficos impressionantes na época, Ai Soul Calibur ficou famoso depois deste título. Porém mais tarde, tornou-se um jogo que não sai das notas 7,0 - 8,0.


Uma das habilidades de SCIV, seu lutador recebe uma
vantagem extra no início do combate

Esta versão do jogo, para ser sincero, achei COMPLICADA DEMAIS ! encheram de frescuras, e quase conseguem acabar com a essência de jogar Soul Blade, agora não pode bloquear muito, se não, é certo que levará um Soul Crush, e depois um Critical Finish (finalização que mata na hora). Habilidades, Duplas e trios, com tudo isso que citei, parece que são as mil maravilhas, porém, infelizmente, as disputas em grupo são apenas no Single Player, As habilidades estão dificeis de se acostumar, e o modo custom, deixa para depois, que vou dedicar praticamente 1/3 do texto para falar do modo custom.

Taki, minha personagem favorita


Uma das maiores novidades do jogo são as finalizações humilhantes, Critical Finish! É bem simples de executar a ação, entretanto, diferente. O jogador precisa fazer um "Soul Crush" no oponente, e deixa-lo meio tonto, este é o momento em que deverá apertar todos os botões juntos, porém, felizmente, existe um botão que faz tudo isso sem precisar se matar, o "LB", fica como um atalho para realizar tal ação. Mas vamos falar sério, é legal de fazer isso em Versus, e jogando na live, já que o modo online está completamente lagado, e só fica bom jogando contra brasileiros. Ou seja, o jeito é jogar offline mesmo, afinal, eu não conheço quase ninguém que joga Soul Calibur, é raríssimo encontrar players brasileiros na Live.


Os gráficos estão impressionantes, como já era de se esperar, pois a Namco sempre capricha quando estamos falando de gráficos em seus jogos de luta! O efeito dos brilhos são alucinantes, e mostra que Soul Calibur IV foi muito trabalhado. Uma das maiores provas disso, são as armaduras, que podem ser completamente destruídas conforme o oponente for sofrendo danos, isso além de ser bem legal, também interfere nas batalhas, já que reduz a resistência do inimigo.

Critical Finish, Adeus Voldo.

O visual está no maior estilo animes/mangás, os personagens sofreram alterações em seus rostos, e sem dúvidas, o visual melhorou demais comparado à seu antecessor, Soul Calibur 3.

Além disso, Soul Calibur IV conta com um batalhão de reforços! ou devo dizer, reforças? Já que estamos falando de visuais, não posso perder a chance de dizer algo que está muito óbvio: a Namco, ops, BANDAI NAMCO, resolveu apelar para siliconar todas as mulheres, até mesmo as meninas que nunca contaram com um corpão, tiveram uma melhorada. Mas como se já não bastasse, além de peitudas, os programadores também fizeram as mulheres completamente curvilineas, caso você não goste muito de peitos! E de quebra, fizeram rostinhos bem bonitos.
Apelação? Claro, mas mesmo assim, Soul Calibur IV ainda não supera Street Fighter IV, e muito menos The King of Fighters ( tá, eu admito, KOF12 sim, porém o restante? NUNCA ! ), mas é aquela coisa, jogo de luta em "3D" nunca contou com uma jogabilidade muito boa, e SEMPRE os favoritos foram os em 2D, que sempre tiveram as nossas aclamadas "meia-luas".

Ivy está semi-nua, como sempre, mas dessa vez, DERAM UM JEITO, de tirar mais roupas ainda! Taki já tinha sua roupa apertada, e nesta, ficou mais ainda, e Setsuka, para uma gueixa, está com MUITAS ROUPAS, se é que você me entende.

Quase todas as mulheres do jogo usam calcinhas fio-dental, em plena idade média, ou seja, SC, como sempre, não faz sentido. De acordo com minha imaginação, naquela época, as mulheres usavam VÁRIAS ROUPAS, não eram depiladas, e uma coisa que não existe até hoje, lutadoras com um corpão... mas isso já virou normal nos jogos, filmes, e cia. então, isso nem tem tanta importância. o que é muito estranho mesmo, são as roupas completamente minimalistas.

Esses programadores de hoje em dia... Pensaram que fazendo um monte de moças, digamos assim, exageradamente super dotadas, o jogo iria vender milhões de cópias. Mas o que adiantou, se fizeram um sistema online porco, lagado, jogabilidade sem inovações, vozes de sua versão antiga, e etc? Aí Soul Calibur IV acabou ficando como um genérico! Soul Calibur III sem dúvidas, superou a nova versão.

Perceba os efeitos de luz nos gráficos!

Os apelões estão aqui! Sim, o Kilik, Maxi, Siegfried e cia. estão todos no jogo, e você poderá ficar apertando X + Y e algum direcional sem parar, até derrotar o seu inimigo!

Já que eu falei em apertar X + Y e algum direcional sem parar, vou tirar proveito, e falar da jogabilidade! Bom, é muito fácil, pois usa pouquíssimos botões, e lembra muito a jogabilidade de Tekken, uma das unicas diferenças notáveis nas primeiras impressões é a defesa, com o botão A.

Os botões LT, RT, RB e LB são todos atalhos para combinações, que evitam o jogador de apertar Y + A, por exemplo, que além de facilitar na jogabilidade, a torna menos complexa. E o melhor é que pode-se modificar os atalhos.

A jogabilidade não é nada profissional, baseia-se em combinações de dois botões, e talvez uma meia-lua, que são casos raros, o que faz o jogador dizer muitas vezes:
"EITA PORRA MANO, COMO EU FIZ ISSO DAI? "

Soul Crush! Cuidado para não levar Critical Finish!

E infelizmente, não, a quarta versão de Soul Calibur não trouxe um modo RPG, como SC III. Eu sei que era muito legal, mas fazer o que né? colocaram o modo "Tower of Lost Souls", que não passa de um mode de jogo que além de ser exageradamente difícil, é bastante enjoativo.



Vamos falar do Custom! ou Edit Mode, se preferir...
O Edit Mode foi uma das partes mais importantes do jogo, além de poder mudar as cores dos personagens, e suas devidas roupas, como antigamente, o jogador agora poderá tirar e colocar roupas nas personagens. Fica como uma espécie de "Gunz: The Duel", pois as roupas oferecem suas vantagens, e desvantagens, desde a defesa, até ataque, HP, armadura e etc.

Se formos ver bem, Soul Calbur IV ficou complicado, mas quando entendido, é interessante, veja bem: dependendo do level de seu personagem ( que existem vários estilos ), o game dá a liberdade de escolher habilidades especiais, do tipo, força a mais, quebra de defesa, envenenamento, invisibilidade, aumentos no Status temporariamente, e vice-versa. O que além de melhorar seus personagens favoritos, favorece nos Versus tanto casuais, quanto online. Então Soul Calibur ficou mais tático e estratégico que suas versões anteriores.

O modo Edit é muito legal, você pode fazer desde Ninjas, Samurais, até mesmo Gladiadores, Répteis, e até mesmo, um personagem ridiculo, que não tem nada a ver com nada !

Personagens genéricos, Obama vs McCain lol
(essa foto apareceu na época das eleições americanas)

Já falei, ficou complicada esta versão de Soul Calibur, e na seleção de personagens, não se pode escolher a sua arma, para isso, o jogador precisa EDITAR seu personagem, aí sim, terá sua arma nova, que é como sempre foi, deve-se comprar, e cada arma tem suas habilidades especiais, não tem nenhuma arma nova, mas apenas a presença das armas que montavam grande parte das táticas dos jogadores, já é um fator muito importante para um bom jogo.

MAS AGORA VAMOS CITAR AS CAGADAS DO EDIT MODE!
Não se pode criar um personagem com LightSaber, ééé! você não pode jogar como o Yoda, e nem como o Darth Vader, simplesmente, se quiser jogar com estes personagens ( apelões ), tem que escolhe-los, e meu caso é que ODEIO Star Wars, sempre odiei ( nada contra quem gosta, claro ), mas se eles são apelões, tem golpes legais, e não gosto nem do Yoda, e nem do Darth, porque eu não posso criar um personagem com um visual bacana, mas com as características de apelão? é, a Bandai Namco fez uma de suas cagadas do Edit Mode aí.

O modo de criação dá aos jogadores a possibilidade de mudar o tamanho dos seios das lutadoras, ou seja, qualquer integridade que o jogo possa já ter tido, foi pro saco...

Para finalizar, a falha épica, os erros gráficos, os "glitches", que é o meu jeito de falar, já que meu irmão me explicou outro dia, que este não é o nome exatamente ao que me refiro, mas já me acostumei, então, é muito complicado fazer um modo de criação PERFEITO, então sempre terá um problema presente em praticamente todos os jogos de luta, acho que todos sabem muito bem né? Aquelas falhas, em que roupa passa por dentro de braço, o cabelo entra no colar, etc. etc. etc. Falha do 3D, impossível de não existir em um jogo se quer, pelo menos nesta geração, acredito que veremos muito disso.

Xianghua dando um pau no Kilik

Deixando de falar do Edit Mode, Soul Calibur IV é um ótimo jogo, e foi praticamente o primeiro jogo de luta lançado para Xbox 360.

Pelo menos, cumpriu tudo o que prometeu, e oferece um bom tempo de diversão aos jogadores, as conquistas são as mais fáceis possíveis, do tipo, veja o CG do início, compre tal arma, etc. isso sem dúvidas, já garante uma boa quantia de gamerpoints para os donos de Soul Calibur IV.

Trailer:



É isso galera, Até a próxima! ( Prometo uma análise de Tekken 6 para vocês ! )

1 comentários:

Anônimo disse...
24 de novembro de 2009 às 06:53

Cara, olha só os exclusivos do 360:

Halo (50% saíram pro PC)
Gears (50% saíram pro PC)
Ninja Gaiden (100% saíram melhores pro PS3)
Ninja Blade (saiu pro PC)
Mass Effect (haha)

o resto é piada, tipo Viva Piñata.


Enquanto isso PS3 tem Heavenly Sword, The Last Guardian, Metal Gears Solid 4, Little Big Planet, Infamous, God of War Collection, God of War 3, Heavy Rain, Final Fantasy XIV, Killzone 2, Resistance 2, Uncharted...

Tá ruim demais pra M$, vai perder o GOTY de novo.

Mas tira sua onda aí, vc deve gostar de ver o selo ONLY FOR 360 ser arrombado.

Postar um comentário

Por favor, Não seja rude, não diga palavras de baixo calão, não brigue aqui, Seja educado. Obrigado.

 Copyright © 2009 - Caixista - is proudly powered by Blogger